Corpus traz ao Brasil o primeiro caminhão 100% elétrico para coleta de lixo do mundo


O primeiro caminhão 100% elétrico destinado a coleta e compactação de lixo do mundo começou a rodar pelo interior de São Paulo. O projeto é fruto da parceria entre a Corpus com a fabricante chinesa BYD e o veículo já está em operação nas cidades de Paulínia, Indaiatuba, Tietê, Salto e Valinhos.


O caminhão pode compactar até 16 toneladas de lixo por turno de funcionamento e tem autonomia estimada superior a 200 quilômetros ou o equivalente a 8 horas de operação por recarga. Por enquanto o abastecimento ocorre através de eletricidade fornecida pela Eletropaulo na Base Ouro de Indaiatuba, mas a expectativa da Corpus é de que ainda no ano de 2017, ele seja feito à partir de energia gerada em aterro sanitário, fechando um ciclo totalmente sustentável.

O modelo escolhido pela Corpus foi o BYD eT8A, que ganhou um compactador hidráulico para armazenar os resíduos recolhidos, se tornando assim se torna o primeiro veículo 100% elétrico produzido em massa, utilizado para tal finalidade no mundo. O caminhão coletor é alimentado por uma bateria de fosfato de ferro lítio - reciclável, com vida útil de até 40 anos - não emite gases ou fumaça de escapamento na atmosfera, possui manutenção simplificada e é bem mais silencioso do que os veículos tradicionais utilizados na limpeza urbana. Ou seja, com menos peças móveis o custo de manutenção esperado é de pelo menos um terço do veículo a Diesel.

“Ao longo prazo, nossa expectativa é contar somente com caminhões elétricos em nossa frota, por isso pensamos nessa parceria estratégica”, conta João Paschoalini, diretor operacional da Corpus. (esta frase em destaque)

A parceira da Corpus no projeto, a montadora chinesa BYD, mantém escritório no Brasil desde 2014 e conta com fábrica de ônibus e painéis solares em Campinas. É reconhecida por sua atuação diversificada, envolvendo desde soluções de energia sustentável e estações de armazenamento até veículos automotivos convencionais, híbridos e elétricos e empilhadeiras 100% elétricas.

O lançamento do primeiro caminhão foi em Outubro de 2016 e, desde então, a notícia vem movimentando fortemente o mundo das comunicações. O presidente da Corpus, Cinéas Feijó Valente e o Gerente de Manutenção da Corpus, Charles Fioravante, já concederam inúmeras entrevistas para programas de rádio de maior audiência no país e participaram de programas nos grandes canais de televisão como Globo, Bandeirantes, Record, Cultura, além do assunto ter recebido merecido destaque nas mais significantes revistas do setor automotivo e de interesse geral.